Este App foi inicialmente desenvolvido para dar suporte à pesquisa Mediantar, que investiga a adaptação do ser humano às condições extremas de sobrevivência experimentadas na Antártida.
Foi desenvolvido por uma equipe de estudantes e professores do Instituto Federal de Minas Gerais – campus avançado Itabirito – e utiliza como referência o compêndio de atividades físicas publicado por Ainsworth et al (2000) e traduzido para a língua portuguesa por Farinatti (2003).
O usuário fornece a massa corporal ao se iniciar o aplicativo. O aplicativo utiliza a equação abaixo em que se multiplica o peso corporal pelo valor do MET da atividade realizada e pela duração da atividade:
Gasto energético (kcal) = MET . peso corporal (kg) . tempo realizado (h)
Todas as atividades do compêndio de Ainsworth et al (2000) estão disponíveis para que o usuário selecione aquelas que realizou. É possível escolher uma data e inserir todas as informações de atividades nas 24 horas do determinado dia.
O aplicativo será utilizado nas Operações Antárticas do Brasil e fornecerá informações importantes sobre o gasto calórico diário dos usuários e poderá ser uma ferramenta importante para controle do peso corporal dos
participantes das expedições.